terça-feira, 4 de maio de 2010
historia dos jipes
Acho que muitos de nós temos um fraquinho por jipes, eu gosto especialmente de dois modelos históricos, o pioneiro Willys e o intemporal Defender. Espero com este tópico ir aumentando o meu conhecimento sobre estes bichos que não gostam do asfalto, e partilhar com vocês o que for descobrindo. Vou fazer os possíveis para ir actualizando regularmente este tópico.
Encontrei esta primeira informação em inglês, e o que aqui se apresenta foi traduzido por mim, portanto, alguns erros de tradução podem estar presentes.
O jipe, esse pequeno maravilhoso veículo que faz quase tudo!
Parece que desde sempre esteve connosco, mas não começou a sua vida antes dos anos 40. Nesse ano, 1940, por causa da Segunda Grande Guerra, o exército americano emitiu algumas especificações para a construção de um veículo.
As especificações que constavam da proposta pública eram as seguintes:
A necessidade de um veículo de reconhecimento, que fosse a todo o lado, estava a ser sentida pelo exército americano desde a Primeira Grande Guerra e isto promoveu o aparecimento de várias propostas ao longo dos anos. Após várias versões experimentais as especificações ditadas pelo Quartemaster Corps, a 7 de Julho de 1940 foram:
1- Um eixo dianteiro dirigível com 2 velocidades e que pudesse ser desengatado
2- Uma carroçaria de desenho rectangular com um pára-brisas dobrável e 3 assentos individuais
3- Potência de motor aumentada
4- Cabo de reboque dianteiro
5- Metralhadora de calibre 30
6- Iluminação nocturna
7- Filtro de ar
8- Travões hidraulicos
9- Full floating axles
10- Distância entre eixos 80”
11- Altura maxima de 40”
12- Peso máximo de 600kg
13- Angulos de aproximação e de partida de 45 e 40 graus, respectivamente
14- Deve atingir as 50mph em superfície dura
15- Gancho de reboque traseiro
16- Nenhum alumínio deve ser usado para a cabeça de cilindro
17- Pelo menos 4 cilindros
18- 8 dos 70 veículos a serem produzidos para teste têm de ter tracção às 4 rodas
Ford, American Bantam e a Willys-Overland responderam à proposta.
A Bantam produziu o primeiro jipe, em 1940, era o Bantam pilot (BRC-60), setenta destas unidades foram produzidas.
O nome jeep também tem uma história interessante. A sua primeira designação era aplicada a um veículo motor durante a primeira grande guerra. De acordo com o Major E.P. Hogan, que escreveu a história do desenvolvimento do Jeep para o exército americano em 1941. A palavra “Jeep”, escreveu ele, “é um termo da gíria antigo que data da primeira grande guerra, e era usada por mecânicos quando se referiam a um novo veículo recebido para testar”. O termo Jeep ainda era usado nas oficinas do exército nos anos 30, de modo geral, ou “GP” como diminutivo. Num manual do exército de 1941 o termo ”GP” refere-se a um veículo governamental de 80 polegadas de distância entre eixos (Jeep). Antes disso, em 1936, o termo Jeep era introduzido ao mundo por uma personagem dos desenhos animados Popeye “ Eugene the Jeep”, as únicas palavras que ele conseguia dizer eram “Jeep, Jeep” e “GP” que se tornou depois em “Jeep”. Então os Willys Quarter-Ton Jeep (jipes de um quarto de tonelada) foram os primeiros a ser usados pelo exército americano na segunda grande Guerra. Com o Willys a ser fabricado durante a guerra, o termo “Jeep” veio para ficar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário